Olá, sou Tatiana Alves, Psicóloga, em parceria com o Vereador Fabiano Guimarães hoje irei falar sobre a campanha do Setembro Amarelo que é o mês dedicado à prevenção do Suicídio.

Essa campanha se iniciou em 2015 pelo CVV, CFM e ABP, com o intuito de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de Setembro.

As estatísticas são apavorantes, 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio, e mundialmente falando 1 Suicídio a cada 40 segundos.

Uma pesquisa realizada pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim a própria vida e, desses 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. E na maioria das vezes é possível evitar que esses pensamentos suicidas se transformem em uma tragédia.

É preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema. A educação é o melhor caminho, é a melhor prevenção.

E de verdade como podemos ajudar alguém? Como você que já pensou em suicídio pode se ajudar?

Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo (olhar para dentro, reconhecer seus sentimentos) ou em alguém próximo a você pode ser um grande passo. E de que forma? Colocando para fora seus sentimentos, ideias e valores, melhorando assim, seu estado interior. Conversar com alguém que esteja em crise, oferecer ajuda, ou o simples ouvir, hoje escutamos muito, mas na maioria dos momentos não sabemos ouvir. Também temos dificuldade de nos colocarmos no lugar do outro e ter empatia é fundamental.

E pra você que deu play nesse vídeo e acreditou que a campanha de prevenção ao Suicídio é uma farsa, estou aqui pra dizer que não é não. Que é um assunto muito sério e delicado. E essa campanha deve ser conscientizada durante o ano todo, a vida toda.

A cor Amarela é a cor da vida, da luz, do sol, do otimismo, da alegria. É inspiradora e desperta a criatividade. Nos semáforos, a cor amarela significa alerta e atenção.

E todos esses significados representam muito bem essa campanha.

Quem tenta suicídio, pede ajuda. E quem pensa em Suicídio, pensa que a morte é a solução.

E que essa campanha seja em todos os meses da vida, afinal pensar em suicídio não é fraqueza e nem ato coragem é uma tragédia que deve ser evitada.

A Vida vale a pena ser vivida, não desista dela.

Espero que comentem, divulguem, compartilhem para que esse possa ajudar alguém. Continuem enviando sugestões, ideias, assuntos e continuem me acompanhando nas redes sociais. Teremos durante todo esse mês vários vídeos informativos e surpresas.

Ativem as notificações que logo mais teremos mais assuntos sobre saúde mental.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *